BIO DA ARTISTA

Monica Casagrande é cantora e compositora paulista. Em 2019 lançou “Segundo Ato do Novo”, primeiro de 5 singles, onde tratava sobre morte e renascimento, conceito que intitulou como “Cárcere do Carcará”. Este, conta com grande influência jazzística, produção e direção musical de Eduardo Brechó (vocalista do Aláfia) e Renato Alves (guitarrista e compositor de jazz), além de contar com Estela Paixão como Diretora Vocal (vocalista do coletivo Aláfia).

Em 2022, lançou seu primeiro EP intitulado Encruza MirAMAR, que conta com 5 faixas que refletem sobre autoconhecimento e as mil formas de amar. O projeto é inteiramente voltado às trocas e às relações, sejam naturais, espirituais ou sociais. Com produção musical de Alexandre Elias, traz como influência Clara Nunes, samba e reggaeton.

Após se mudar para os Estados Unidos, lançou “Saudades Tropicais” (2024), compartilhando um novo momento, reflexivo e cheio de saudade do Brasil, onde Monica, e seu produtor Alexandre Elias, unem as influências musicais dos dois países, em 8 faixas que misturam o jazz com elementos musicais brasileiros (bossa nova, samba, maracatu, baião, etc).

Agora em 2025 lança "Maré Bruta". Um EP com 4 faixas que nos convida a olhar além da superfície. É sobre as águas que carregamos dentro de nós, as marés internas que nos atravessam e transformam. Resistir é inútil. Fugir, impossível. Só resta sentir. Ser arrastado. Ser inundado. E, enfim, aceitar que o caos também nos pertence.

Acredito no poder avassalador da música para curar, elevar e unir as pessoas. Priorizo a verdade emocional e a sinceridade nas minhas músicas e interações, criando letras profundas que ressoam com experiências reais e promovem a autenticidade.

Guiada pela jornada transformadora de autodescoberta e crescimento espiritual, utilizo a música como uma ferramenta de cura e emancipação pessoal e coletiva. Minhas melodias servem como um bálsamo para o espírito, trazendo conforto, coragem e esperança a todos que vibram na mesma frequência.

Busco ser um farol, oferecendo uma mão de apoio e uma voz de encorajamento para aqueles que também estão lutando, lembrando-os de sua força interior e seu potencial ilimitado.

Celebro a diversidade musical e cultural, incorporando diferentes influências e estilos na minha música, promovendo a inclusão e a riqueza do patrimônio musical.

Quero que juntos, embarquemos em uma jornada musical de cura, evolução e autoconfiança.

Minha razão

A interseção da tradição brasileira e da influência global, busco criar canções que transcendem fronteiras e cativam corações com letras potentes, tocantes e profundas. Com uma fusão de bossa nova, samba, jazz, soul, blues e rock, minha música celebra a rica diversidade do patrimônio musical brasileiro enquanto traça um caminho rumo a novos horizontes.

Mas minha música é mais do que apenas uma mistura de gêneros—é uma jornada de autodescoberta, emancipação e iluminação. Com cada composição, eu teço histórias e crio universos, infundindo em cada letra com o poder da poesia. Minhas palavras são intencionalmente elaboradas para ressoar com os ouvintes, pintando imagens vívidas e evocando emoções que transcendem barreiras linguísticas, evocando no íntimo, uma reação. 

Eu não estou apenas criando música; estou criando experiências que inspiram, elevam e encantam. Com cada canção, convido meu público a se juntar a mim em uma viagem de descoberta, onde a poesia encontra a melodia e cada nota é uma celebração da beleza e complexidade da vida.

Depoimentos

Show da Banda Sol a Pino no Teatro da Rotina

Participações especiais